Satyribichos

QUINTA, 11 DE OUTUBRO

 

18h – Instalação Bichos Livres – Gaiolas com recados sobre a causa animal. Onde: Satyros Um e Estação Satyros – Exposição Permanente. Livre.

18h – Bicho Solidário – Arrecadação de alimentos (ração), jornal e roupas para ONGs de proteção animal. Onde: Satyros Um, Estação Satyros e Tenda Bilheteria – Exposição Permanente. Livre.

 

SEXTA, 12 DE OUTUBRO

 

11h – Lançamento Projeto Celebridade Vira Lata – O sonho de Luli Sarraf em criar um projeto voltado para os SRD (sem raça definida) nasceu em 2009. Então reuniu um grupo de pessoas para lutar em torno de uma causa: jogar foco de luz e atenção sobre os queridos vira-latas que habitam as ruas, praças e lares deste país. Desse amor e vontade de mudar as perspectivas dos animais abandonados nasceu o Calendário Celebridade Vira-lata. Com renda destinada à realização de mutirões de castração de cães e gatos carentes, em 10 anos de existência as vendas do calendário já patrocinaram castrações para mais de 10.600 animais e proporcionando milhões de animais a menos nas ruas. Celebridade Vira-lata cresceu, ganhou o país e virou empresa social – sempre norteada pela causa de defesa e bem-estar dos animais (480 min). Onde: Cinemateca. Livre.

15h – Barraca do beijo do Sr. Noronha – Barraca do beijo no cão idosinho mais querido da internet! Seu Noronha ficou famoso pelo Instagram @diariodeumamocinha. Onde: Cinemateca. Livre.

16h – Bicho Feliz – Uma Aventura Animal – Em uma ONG de animais abandonados, uma séria crise está quase a levando ao fechamento, tudo que o dono do prédio Sr Godoaldo deseja, já que quer vender o imóvel. Zezé, seus amigos e os animais Pingo (cachorro) e Catarina (gatinha) entram numa aventura para que isso não aconteça. (70 min). Dramaturgia e Direção: Adelita Del Sent. Elenco: Adelita Del Sent, Anderson Abrahão. Bianca Gomes, Izildo Galindo, Katielli Faleiro e Renato Ziggy. Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt (Sala R1). Livre.

16h30 Leitura do livro “Desistir nunca foi uma opção”, para crianças – Mocinha era uma vira-lata que foi adotada por Daniel Guth e Julia Bobrow quando estava prestes a ser sacrificada. Um ano após sua chegada, uma misteriosa doença degenerativa se manifestou. Aos poucos, Mocinha foi perdendo os movimentos das patas dianteiras e, logo depois, das traseiras. Mesmo com dificuldades de locomoção e outros problemas de saúde, era cada vez mais amada pelos tutores. Mais que um bichinho de estimação, ela se tornou um membro da família. A tetraplegia levaria qualquer um a considerar a eutanásia. Menos os pais de Mocinha. Para eles, desistir nunca foi uma opção. Apesar de todos os problemas, Mocinha demonstrava uma incrível vontade de viver que foi documentada em sua página do Facebook, tornando-se um exemplo na luta pelos direitos dos animais com deficiência. Acompanhada de reflexões, fotos inéditas e dicas valiosas para cuidar de um cão com paralisia, em Desistir nunca foi uma opção, de Daniel Guth e Julia Bobrow, conheça a história de amor e superação de Mocinha que mostra que, sim, todos nós temos direito a uma vida plena e feliz. Onde: Cinemateca. Livre.

17h – Performance (E) – Projeto PIMP.MY.BRAIN – Uma fic(a)ação que investiga pontos de contato e empatia com o sofrimento animal presente na cadeia de produção industrial. A dupla optou pelo uso de símbolos que tragam à memória as técnicas utilizadas desde a clausura até o pré abate do gado de corte. (300 min). Performers: Gabriela Veiga e Lígia Moreno Onde: Praça Roosevelt. Livre.

20h – Pré-lançamento do Projeto PIMP.MY.BRAIN – Projeto fruto do desejo da atriz Gabriela Veiga e da performer Lígia Moreno de questionar os meios de consumo e da exploração animal. Não é apenas sobre questões ativistas, é também sobre criar um universo artístico como sobrevivência, como esquemas de fuga para nosso cérebro condicionado e nos infiltrarmos em um amor inquieto e na empatia. É sobre encontrar na arte um meio de escoamento e desdobramento do tema central: Relação – Indústrias – Animal – Consumo – Indivíduo. Vem com a gente derreter seu cérebro. Onde: Saguão da SP Escola de Teatro. Livre.

 

SÁBADO, 13 DE OUTUBRO

 

16h – Cãominhada – Caminhada com cães para adoção da ONG Natureza em Forma, com participação de Clara Averbuck, Luiz Thunderbird, Gabi Cywinski, Nicole Puzzi, Angélica Morango, Thiago Mendonça, entre outros. Onde: Saída da Praça Roosevelt, em direção ao Parque Augusta. Livre.

17h – Instalação Mucky – A gaiola do bem, é uma experiência de educação ambiental desenvolvida pelo Projeto Mucky. A proposta é oferecer uma vivência dentro do universo dos animais silvestres capturados para o comércio e a domesticação. A atividade promove ao público, a sensibilização para essa importante problemática que ameaça a biodiversidade e impõe crueldade aos animais. Onde: Praça Roosevelt. Livre.

18h – Performance Teste em Animais – A performance é um experimento realista que retrata a vivissecção – termo usado para testes em animais vivos. Eduardo se coloca a prova de testes reais que os animais sofrem diariamente em laboratórios, universidades e de diversas outras formas. Performer: Eduardo Prado. Onde: Praça Roosevelt. Livre

 

DOMINGO, 14 DE OUTUBRO

 

14h – A Vaca – Núcleo Ecofeminista Animalista VEDDAS – Nessa performance solo animalista, a atriz faz duas personagens que se revezam a todo momento, para contarem uma breve estória que fala sobre violência, escravidão, crueldade e exploração, oferecendo ao público um entendimento de intersecção das personagens e dos seus direitos violados. O livro Galactolatria – mau de leite, de Sônia T. Felipe, tem sido referência desse processo de trabalho. Onde: Praça Roosevelt.

16h – Somos todas fêmeas – Núcleo Ecofeminista Animalista VEDDAS – Solo performance baseada no livro “A política sexual da carne” de Carol J. Adams. Como a matança de animais e a violência contra a mulher estão intrinsecamente ligadas? Muito além de pregar uma dieta sem carne é uma obra polêmica e provocadora que estimula reflexões e debates necessários para que se construa um mundo mais igualitário. Onde: Praça Roosevelt.


Comments are closed.

Back to Top ↑
  • Twitter


  • Facebook