Projeto Estúdio Nu

O Estúdio NU é um espaço de criação e produção artística sem restrições, e tem esse nome por estar despido de imposições a priori, calcado na liberdade criativa. Pelo segundo ano consecutivo o Estúdio NU traz para as Satyrianas uma programação diversa, que conta com exposições, performances, oficinas e projeto fotográfico, além de receber espetáculos da programação do festival.

Local: Estúdio NU, na Rua Maria Paula, 122, conjunto 1208.

 

Performance

 

Mostra de Performances no Estúdio NU – Na noite de abertura da Exposição de artes visuais “Tragam Seus Filhos Para Ver Gente NUA” no Estúdio NU acontecerá a mostra de Performances com xs artistas: Fabio Lopes (“Insólito Ateliê”), Silvia Diaz (“Quero a Primavera”), e Ique In Vogue (“Fim dos Tempos”). Quando: Qui, 11/10, das 19h às 22h. O público pode chegar a qualquer momento. 14 anos.

Amor em Dueto Poetizado – A performer Lucilene Moreira e João Paulo Gomes apresentam sua variação sobre poema de Matilde Campilho entre nus e jogos corporais. (15 min). Quando: Sex, 12/10, às 19h. 14 anos.

 

Projeto Fotográfico

 

Projeto Fotográfico “Amor: Sem Medo do Clichê” – O projeto fotográfico do Amor nas Satyrianas! Uma parceria do fotógrafo @HugoFazFotos com o artista corporal @NoahCorrea_ convida as pessoas a receber o Amor sobre suas peles e registrá-lo sem medo do clichê no Estúdio NU! Sozinhas ou acompanhadas, vestidas ou peladas, venham todxs! As fotografias serão posteriormente exibidas no Espaço dos Satyros e todxs xs participantes receberão os retratos digitalmente. Basta comparecer no Estúdio NU a qualquer momento entre as 14h e as 18h. Não é necessário se inscrever previamente, mas é imprescindível trazer um documento de identidade com foto. Quando: Dom, 14/10, entre as 14h e às 18h.

 

Oficinas e Workshops

 

“A Arte do Corpo Inspirador”, com Lucilene Moreira – Encontro vivencial entre artistas do corpo, performers e fotógrafas(os) para experimentação e cocriação de ensaios tanto da artista como dos integrantes, com atuação dos corpos nus ou vestidos e utilização de elementos cênicos, com orientação inspiradora da performer Lucilene Moreira. Público-alvo: artistas e amantes das artes do corpo, fotógrafos profissionais ou não artistas em geral que possam se interessar em fotografar e/ou serem fotografados. Trazer sua câmera e quaisquer objetos ou elementos que queira explorar em imagens. Inscrição prévia obrigatória pelo site: estudionu.com.br/satyrianas. (3 horas de duração). Quando: Sex, 12/10, das 14h às 17h. 18 anos.

“Amor: Palavra Sentida”, Workshop de Livro-Objeto com Yuri Morroni – A oficina introduz o conceito de livro-objeto através de exemplos e definições teóricas. Em seguida, é proposta uma conversa sobre os significados do amor e a relação de cada participante diante dos conceitos que surgirem. Inspirados na conversa e nos exemplos apresentados, os participantes são orientados na criação de um projeto de livro-objeto. Pensando nas possibilidades diversas dessa linguagem – cores, texturas, pesos e tamanhos – a oficina pretende estabelecer um diálogo entre o amor contado em histórias e o amor sentido dentro e fora do corpo. Inscrição prévia obrigatória pelo site: estudionu.com.br/satyrianas. (2 horas de duração). Quando: Dom, 14/10, das 18h30 às 20h30. 18 anos.

Autorretratos da Madrugada, com Jhen Scalco – Sessão corujão. Câmeras, timers, luzes e sombras, expressões das identidades humanas. Selfie ou autorretrato? Auto-imagem, auto-nomia. Jhen Scalco, fotógrafa e artista visual, usa a fotografia como forma de expressão e tem no elemento humano a base do seu trabalho, se autorretratando e retratando outros seres humanos. Em suas palavras: “fotografa para materializar a loucura”. Seu trabalho é carregado de simbologias e significados afetivos, e traz também uma alta dose de intimidade – uma linha tênue entre ficção e realidade com imagens envoltas em uma atmosfera onírica e delicada. Traga sua câmera preferida. Inscrição prévia obrigatória pelo site: estudionu.com.br/satyrianas. (3 horas de duração). Quando: Qui, 11/10, das 23h59 até as 3h da madrugada. 18 anos.

Naked Yoga, aula especial com Bruno Paisano – A Naked Yoga é uma prática já muito difundida nos países europeus. Fazer a prática nus nos leva a lidar melhor com o próprio corpo e realmente superar nossos limites. A prática é voltada a pessoas de todos os gêneros. Para fazer essa aula especial nas Satyrianas do Amor, é obrigatório preencher o formulário de inscrição no site estudionu.com.br/satyrianas e trazer no dia da aula uma peça de roupa para doação, que será doada ao projeto social Yoga de Rua. (2 horas de duração). Quando: Sex, 12/10, das 11h às 13h. 14 anos.

 

Exposição

 

II Exposição “Tragam Seus Filhos Para Ver Gente NUA” – O Estúdio NU abre nas Satyrianas 2018 a II Exposição “Tragam Seus Filhos para Ver Gente NUA”, com o tema do Amor: Sem Medo do Clichê. Vinte artistas visuais expõem trabalhos em diversas mídias: fotografia, pintura, desenhos, monotipias, gravuras, cianotipia, escultura, instalações multimateriais, vídeo-arte, livros-objeto e mais. Período da Exposição: 11,12,13 e 14/10, das 18h às 24h. Veja abaixo as atrações da noite de abertura.

Artistas participantes: Alberto Magno, Annie Ganzala, Chris The Red, Cia das Imagens, Coletivo Transeuntes, Eduardo Barros, Fabio Lopes, Felipe Lwe, Felipe Messias, Fellipe Oliveira, Giba Gomes, Hugo, Jhen Scalco, João di Souza, Leandro Tupan, Lenon Sebastian, Marcelo Prudente, Pedro Orlando, Tom de Mello e Yuri Morroni.

Evento de abertura com mostra de Performances e Pocket-Show: Quando: Qui, 11/Out, a partir das 18h. Mostra de Performances: das 19h às 21h, com Fabio Lopes, Ique In Vogue e Silvia Diaz. 14 anos. Pocket-Show: às 21h, com Karuzz. 14 anos.

  

Exibição de Filmes

 

“Ádvena”, curta de Cristiano Sousa e “Alfredo Não Gosta de Despedidas”, longa de André Medeiros Martins – Em Ádvena, Antônio vive numa fazenda com os filhos, abandonado pela mulher que foi em busca de vida fácil. É um homem amargurado que, após a saída dos filhos a cidade, recebe a visita inesperada de um ádvena – um forasteiro – que afetará a vida de todos. (10 min). André Medeiros Martins é um artista obcecado por sexo e que tenta encontrar em histórias de sua falecida mãe as razões destas obsessões. Alfredo Não Gosta de Despedidas é um documentário autoficcional criado a partir da mostra de suas obras e relatos de familiares. (73 min). Quando: Sex, 12/10, às 22h. 18 anos.

 


Comments are closed.

Back to Top ↑
  • Twitter


  • Facebook