Imprensa no image

Publicado em 13 de setembro de 2018| por Satyrianas

0

Prefeitura de SP libera uso da praça Roosevelt para eventos

A prefeitura de São Paulo alterou a portaria em que proibia o uso da praça Roosevelt, na região central, para realização de eventos. Agora, o local pode receber programações de baixo impacto, até 22h e com limite de decibéis. Os ajustes feitos pelo subprefeito da Sé, Eduardo Odloak, foram publicados no último sábado (18/8) no Diário Oficial.

A primeira atividade agendada para acontecer na Roosevelt é a 19ª edição das Satyrianas, de 11 a 14 de outubro. Organizado pela Cia. Os Satyros, o evento é um dos mais tradicionais da capital paulista, reunindo na sua programação múltiplas linguagens artísticas, como teatro, dança, música, cinema e literatura.

“Ficamos felizes com a decisão da prefeitura em rever a portaria. As Satyrianas cresceram na praça Roosevelt. É aqui que estão a maioria dos grupos de teatro que fazem parte do festival, foi para levar arte ao espaço público que criamos esse evento. Não havia razão para o festival ser proibido de estar na praça, com uma programação gratuita, destinada a todas as famílias”, diz o coordenador geral das Satyrianas, Gustavo Ferreira.

Em 2017, uma outra portaria havia suspendido o uso da praça para eventos. Naquela época, além de proibir concentração e dispersão de blocos de Carnaval na Roosevelt, a regra municipal também vetava quaisquer outras programações no local – incluindo as Satyrianas e a Virada Cultural.

O novo texto, publicado no dia 18, revê a decisão e happy wheels demo autoriza a realização de eventos de pequeno porte, “que demandem simples ou nenhum equipamento sonoro”. Das 7h às 19h, o barulho não pode ultrapassar 60 decibéis, e das 19h às 22h, 50 decibéis. A prefeitura também determina que a praça fique livre de eventos por no mínimo dois finais de semana, “a fim de evitar o excesso de poluição sonora no local”.

Concentração e dispersão de blocos, no entanto, continuam proibidas na Roosevelt. A praça só pode ser parte do percurso.

Inscrições abertas

Artistas e coletivos que desejam participar do festival Satyrianas 2018 já podem inscrever suas propostas, através do site www.satyrianas.com.br. O prazo é até 31 de agosto. São aceitas propostas nas áreas de teatro, dança, circo, cinema, performance e música.

Os espetáculos participantes da programação serão gratuitos ou na forma de “ingresso consciente” (pague quanto puder). A produção do festival não oferece ajuda de custo para os grupos participantes. Cada um será responsável pelo transporte do cenário, figurino, equipamentos e integrantes do grupo, bem como pela alimentação e hospedagem em São Paulo, caso necessário.

Neste ano, as Satyrianas têm como tema “Satyrianas do Amor – Sem medo do clichê”, que celebra a volta do festival à praça Roosevelt. Desde 2002, o festival ocupa a praça e os espaços culturais do entorno dela com apresentações de teatro, dança e música, exibição de filmes e performances em 72 horas ininterruptas de programação gratuita.

1


Sobre o Autor



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑
  • Twitter


  • Facebook