Praça Roosevelt

QUINTA-FEIRA, DIA 02 DE DEZEMBRO

20h – Dos Porquês e Do Não-Pode-Ser (Teatro Adulto) – Espetáculo disposto em arena circular, apresenta um indivíduo que, percebendo-se diferente do coletivo, mergulha em um processo de reflexão, de questionamentos, e de busca por uma verdade maior sobre a sua própria essência. Trata de temáticas como a normalidade, a relação entre parecer e ser, a autoaceitação, e a inclusão, ou seja, tem em seu âmago um debate alinhado com as questões da diversidade. (60 min – SP). Texto: Luiz Felipe Botelho Paes Barreto. Texto: Luiz Felipe Botelho Paes Barreto Direção e Performance: Renan Bleastè. Livre.

20h – Trans-åndrógīnę (PerforMix) – Se inspirando na performance de Marina Abramovic, “Rithm O” (1974), Trans-åndrógīnę propõe uma reflexão artística poética sobre a temática da androginia para pessoas não binárias. O performer se apresenta semi nu, em cena e a performance é uma criação absolutamente dependente da participação do público no qual o intérprete convida o público a personificar o que todes entendem sobre a neutralidade de gênero. Sucede uma explosão de ideias uma vez que o público coloca ali suas respostas acerca da temática. (120 min – SP). Performer: Maxine Paschoal. Livre. 

SEXTA-FEIRA, DIA 03 DE DEZEMBRO

18h – NA DESCOBERTA DO SEU PRÓPRIO CLOWN, com Lisa Pignotti, Palhaça Raquelita (Oficinas e Workshops). Venha dançar, brincar na praça e descobrir o clown que habita em você.  No fim do curso você terá seu atestado de tonto: o NARIZ, a menor máscara do mundo. Livre.

19h – Espetáculo solo “Pão” (Teatro Adulto) – PÃO é um solo que conta estórias através da História. O ator Tiago Rener pretende retratar um pouco do contexto histórico do mundo e entreter o espectador com uma linguagem coloquial e o uso do teatro físico. Há várias críticas inclusas na montagem, sejam elas sutis ou mais explícitas. Na narrativa, um homem passeia com seu cavalo por vários lugares históricos e lúdicos, evidenciando um pouco de todo o definhamento e atraso da sociedade por onde passa. (45 min – GO). Texto: Gustavo Carvalho e Tiago Rener. Direção: Marina Lins. Elenco: Tiago Rener. Livre.

SÁBADO, DIA 04 DE DEZEMBRO

10h – Tabuleiro de Xadrez Gigante – Um tabuleiro de Xadrez gigante (4mx4m) ficará disponível na Praça Roosevelt, para quem quiser brincar, jogar e se divertir muito! A atração é para todas as idades! Livre.

15h30 – Simultânea de Xadrez, com a Julia Alboredo – Campeã Brasileira Geral e Universitária.  A enxadrista Julia Alboredo enfrentará 15 melhores participantes da seletiva online que será realizada e colocará sua força à prova no dia da ação que compõe a programação da Virada Esportiva. Livre. 

16h ARTE MARCIAL TAMBÉM É ARTE? (PerforMix) – Exibição coreográfica de atletas de diferentes estilos de Kung Fu e artes marciais orientais demonstrando a plasticidade dos movimentos de luta originários na observação de animais. Participação de atletas convidados da Associação Mantis de Kung Fu. Em memória do Shifu Adriano de Barros. Instrutor: Fabio Melgarejo. Livre.

17h – Domínio público: corpos femininos são presos em si mesmos (PerforMix) – Em pontos diametralmente opostos dois arquétipos femininos andam de encontro até ficarem dois metros de distância uma da outra. A produção informa que durante o tempo de 20 minutos sinalizado pelo cronomêtro o público poderá fazer o que quiser com as performers. Após este tempo elas começam a falar um texto sobre o corpo como prisão. (30 min – SP). Performers: Heloisa Nogueira e Letícia Rodrigues. Livre. 

17h – Pasmado (PerforMix) – O simples ato de respirar é sinal de liberdade? Um corpo que busca uma outra frequência de respiração e uma outra mobilidade é um corpo? Memórias de corpos anormais são resgatados a cada interação em um espaço que não pode ser controlado. Um corpo que pasma tem sua frequência interrompida. (30 min – SP). Performer: Maurício Caetano. Onde: Praça Roosevelt. Livre. 

20h – Trans-åndrógīnę (PerforMix) – Se inspirando na performance de Marina Abramovic, “Rithm O” (1974), Trans-åndrógīnę propõe uma reflexão artística poética sobre a temática da androginia para pessoas não binárias. O performer se apresenta semi nu, em cena e a performance é uma criação absolutamente dependente da participação do público no qual o intérprete convida o público a personificar o que todes entendem sobre a neutralidade de gênero. Sucede uma explosão de ideias uma vez que o público coloca ali suas respostas acerca da temática. (120 min – SP). Performer: Maxine Paschoal. Onde: Praça Roosevelt. Livre. 

DOMINGO, DIA 05 DE DEZEMBRO

11h – Circo Sobar: e uma história de rabos presos (Circo) – Baseado no conto da Ruth Rocha, apresentamos a história do prefeito Filisteu e seu modo traiçoeiro de conseguir o que quer! Mesmo se tiver que ter rabo preso com alguém… (40 min – SP). Direção: Jackson Nascimento. Adaptação: Erique Almeida. Livre. 

13h – Jogo de Damas – Divirtam-se com os jogos de damas oferecidos pela Turma Campana City! No domingo, dia 05/12 das 13h às 17h estarão disponíveis algumas mesas com tabuleiros de damas, para quem quiser jogar e descontrair!  

15h – DESTartufo-Me (Teatro Adulto) – Ator apresenta sua versão solo da peça Tartufo, de Molière. Ao se deparar com as semelhanças e ameaças presentes em seu contexto social, decide que o melhor talvez seja DESTartufar. DESBolsonarizar. (50 min – AM). Texto, direção e atuação: Dimas Mendonça. Onde: Praça Roosevelt. Livre. 

15h Jandira Mel e as Azaleias Brancas (Teatro infantil) – História de uma abelha sonhadora e corajosa que percorre a cidade em busca de flores silvestres. .Em pleno inverno, ela cumpre sua missão e ainda acaba conhecendo o Estrangeiro, a quem relata a acidez infrutífera da dinâmica urbana. Convencidos de que há uma missão maior a ser realizada, eles se juntam para cantar e espalhar flores e natureza pelo planeta terra. (30 min – SP). Livre.

16h – Vamos a jugar! (Contação de Histórias) – Aula de espanhol  e contação de histórias com Lina Saldarriaga. (60 min – SP).

18h – NA DESCOBERTA DO SEU PRÓPRIO CLOWN, com Lisa Pignotti, Palhaça Raquelita (Oficinas e Workshops). Venha dançar, brincar na praça e descobrir o clown que habita em você.  No fim do curso você terá seu atestado de tonto: o NARIZ, a menor máscara do mundo. Livre.

18h30 – Rastros por onde for seu caminho: ame (DançaMix) – “Rastros – por onde for seu caminho: ame” lança pistas vermelhas sobre passagens amorosas e transmuta-se em gestos dançantes evocados como resposta a um turbilhão de sentimentos individuais que pulsam coletivamente. Estamos tentando lembrar para não esquecer…traduzindo através das linhas de movimento que de repente se transformam em solos ou de um aglomerado que deseja se fazer visível a necessidade de amar como um alento poético do devir. (46 min – SP). Atuação: Felipe Julio, Gabriel Vieira, Giovanna Quieroz, Larissa Almeida, Jaqueline Silva e Maxine Paschoal. Livre. 

20h00 – Nômade (DançaMix) – “Nômade” é uma performance de improvisação que utiliza os materias criado na série de vídeos “Nômade”, como disparadores para uma atualização da obra em um outro contexto. O trabalho busca incorporar um tipo de pensamento nômade (sempre em transformação/deslocamento) na lógica de composição da peça, que em momentos revela características mais pedagógicas/documentais, apresentando questões e procedimentos elaborados durante o processo de criação, ao mesmo tempo que demonstra os desdobramentos performáticos da investigação com o espaço urbano. (30 min – SP). Atuação: Pietro Morgado. Livre. 


Comments are closed.

Back to Top ↑
  • Twitter


  • Facebook