PapoMix e Lives

PALESTRAS

PAPOMIX

A programação completa de Palestras e Debates estará disponível no link www.sympla.com.br/satyrianas2020-papomix

QUINTA-FEIRA, 03 DE DEZEMBRO

17h – FOTOGRAFIA DE ESPETÁCULOS, PRIMEIROS PASSOS – A fotografia de espetáculos é um campo de atuação que apresenta diversas possibilidades ao fotógrafo, podendo o mesmo estar em contato com diversas expressões artísticas como o teatro, a dança, circo, música e performance. Neste bate papo dividiremos um pouco sobre o processo de trabalho do Coletivo Fotomix e conversaremos sobre quais são os passos iniciais que o fotógrafo ou interessado em fotografia deve seguir para iniciar neste meio. Izabelle Lisboa (@izabelle__lisboa) é formada em fotografia pelo Instituto Internacional de Fotografia de São Paulo e pós graduada em Processos, Gestão e Cultura Contemporânea pelo Madalena Centro de Estudos da Imagem/Unimes Santos. Atua na área de fotografia de espetáculos e eventos artísticos há cinco anos e integra o Coletivo Fotomix (@coletivofotomix) desde 2016. (60 min). Onde: Sala Sympla / Zoom. Livre.

Link: https://www.sympla.com.br/fotografia-de-espetaculos-primeiros-passos__1068758 

21h – LIVE | MUITA TCHAKA NESSA HORA – O PROJETO MUITA TCHAKA NESSA HORA apresenta A Live da Tchaka na Satyrianas, drag symbol, pra bater um papo incrível com convidades especiais. (60 min). Onde: Instagram/Sympla. 12 anos. 

Link: https://www.instagram.com/tchakadragqueen/

21h –  LIVE | PAPO DE DRAG – A Drag MAMA DARLING bate um papo com a INDRA HARETRAVA, que atualmente participa do “Nasce Uma Rainha”, da Netflix, pelo @ do Bloco Minhoqueens. (60 min). Onde: Instagram/Sympla. 12 anos. 

Link: https://www.instagram.com/minhoqueens/

23h59 – LIVE | LOVE, LOVE, LOVE – O CORUJÃO DA SALETE CAMPARI apresenta a LOVE, LOVE, LOVE. Live para falar de amor! (120 min). Onde: Instagram/Sympla. 16 anos.

Link: https://www.instagram.com/saletecampari/

SEXTA-FEIRA, 04 DE DEZEMBRO

15h – MESA DE DEBATE | ESCRITAS E DRAMATURGIAS NEGRAS: Mesa de debate sobre dramaturgias negras. A mesa irá realizar uma troca sobre vivências, processos de escrita, pesquisas e reflexões sobre o corpo preto no meio artístico. Com Bia Nogueira, Lucas Costa e Marcos Fábio de Faria. (60 min). Onde: Sala Sympla / Zoom / Facebook. Livre.

Link: https://www.sympla.com.br/mesa-de-debate–escritas-e-dramaturgias-negras—papomix__1068128 

18h – ATUAÇÃO E “SELFIE” NO TEATRO DIGITAL – POSSIBILIDADES E LIMITES – Bate-papo com Fernanda Zancopé e Dante Passarelli, do Manás Laboratório de Dramaturgia, com mediação de Giovana Pasquini, do Coletivo Fotomix. A partir de suas experiências com o teatro digital e estudos de técnicas e linguagens artísticas, serão abordados alguns temas que permeiam as relações entre a dramaturgia e o meio virtual. Passeando por escolhas estéticas e narrativas e observando o trio público-câmera-autoimagem, serão discutidas as possibilidades do teatro digital que o grupo Manás vem desenvolvendo desde o início da pandemia e o isolamento social. Fernanda Zancopé (@fernandazancope) é Bacharela em Artes Cênicas pela UNICAMP. Participou da última turma do CPT, com Antunes Filho, em 2019. É monitora artística-pedagógica na curadoria de teatro do Programa de Qualificação em Arte, Oficinas Culturais, POIESIS, nas edições 2020, 2019 e 2018.  É atriz e dramaturga do Manás Laboratório de Dramaturgia (@dramaturgia.manas). Dante Passarelli (@dantepassarelli) é formado ator pelo INDAC e Centro de Pesquisa Teatral (CPT), coordenado por Antunes Filho. Bacharel em Letras pela FFLCH-USP. Compõe a 12ª turma do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council. É ator e dramaturgo no grupo de pesquisa Manás Laboratório de Dramaturgia. Giovana Pasquini (@giovanapasquini) é formada em Comunicação Social e Fotografia. Desenvolve projetos fotográficos autorais, para teatro, shows e espetáculos. Em design, desenvolve trabalhos de comunicação visual, ilustração e animação. É gestora do Vacca Madre, espaço cultural independente e faz parte do Coletivo Fotomix (@coletivofotomix) desde 2007. (60 min). Onde: Sala Sympla / Zoom. Livre.

Link: https://www.sympla.com.br/atuacao-e-selfie-no-teatro-digital—possibilidades-e-limites__1068798 

18h – Palestra sobre o Teatro Ciborgue e a experiência dos Satyros – Rodolfo García Vázquez apresentará e discutirá os trabalhos realizados pelos Satyros nos últimos anos dentro desta pesquisa teatral. (60 min). Onde: Sala Sympla / Zoom / Facebook. Livre.

Link: https://www.sympla.com.br/palestra-sobre-o-teatro-ciborgue-e-a-experiencia-dos-satyros__1068783 

23h59 –  QUEM SABE, CANTA E QUE NÃO SABE, ENCANTA – O CORUJÃO DA SALETE CAMPARI apresenta a QUEM SABE, CANTA E QUEM NÃO SABE, ENCANTA Live pra cantar, dançar e amar! (120 min). Onde: Instagram/Sympla. 16 anos.

Link: https://www.instagram.com/saletecampari/

SÁBADO, 05 DE DEZEMBRO

11h – VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS: CORPOS PRETOS EM CENA: Mesa de debate sobre vivências artísticas no teatro e no audiovisual. Reflexões sobre representatividade e como corpos pretos se inserem nas artes. Com Sidney Santiago, Drayson Menezes e Orlando Caldeira. Mediação: Luciana Pioto. (60 min). Onde: Sympla / Zoom / Facebook. Livre.

Link: https://www.sympla.com.br/vivencias-artisticas-corpos-pretos-em-cena—papomix__1068154 

14h – LIVE | PRESENÇA NEGRA NO TEATRO MUSICAL: Live bate-papo com artistas do teatro musical. Conversas, experiências no mercado do teatro musical, dicas e músicas. Atores e atrizes negrxs compartilhando seus processos de inserção nos palcos e os desafios existentes no Teatro Musical. Apresentação: Júlia Sanches. Com Lud-J, Letícia Soares, Vitor Moresco e outros. (60 min). Onde: Instagram. Livre.

Link: www.instagram.com/ossatyros 

15h30 – (R)EXISTÊNCIA NEGRA NA TELA: AUDIOVISUAL NEGRO: Mesa de debate sobre a presença negra no audiovisual com estudiosas e realizadoras. Perspectivas e olhares sobre a cena independente e comercial do cinema negro. Com Lygia Pereira, Viviane Pistache e Carlos Cruz. (60 min). Onde: Sympla / Zoom / Facebook. Livre.

Link: https://www.sympla.com.br/rexistencia-negra-na-tela-audiovisual-negro—papomix__1068157 

18h – Debate: Os Desafios do processo de criação digital do espetáculo “Novos Normais” – Será discutido o processo de criação e a pesquisa do coletivo Os Satyros com o Teatro Digital; as diferenças do presencial e do digital; as plataformas e suas ferramentas; a democratização da Arte e como atrair o público para o teatro digital. Mediação: Dominique Brand e Felipe Estevão. (60 min). Onde: Sala Sympla / Zoom / Facebook. Livre.

Link: https://www.sympla.com.br/debate-os-desafios-do-processo-de-criacao-digital-do-espetaculo-novos-normais__1068859 

19h – COMO SABER O MOMENTO EXATO PARA O CLIQUE – Bate-papo com o fotógrafo Andre Stefano, sobre a prática da fotografia de teatro. Quando a sessão fotográfica não é exclusiva para o fotógrafo, é necessário preparo e um certa sensibilidade para clicar no momento certo. Falaremos sobre a experiência do fotógrafo e quais dicas ele pode dar para quem quer seguir nessa área da fotografia. Andre Stefano (@fotosdeteatro e @andrestefano) é formado em fotografia pela Escola Panamericana de Artes – EPA. Atua na fotografia de espetáculos há 16 anos e já fotografou para as grandes companhias de teatro de São Paulo, em especial, para Os Satyros. Também ministra aulas para as Fábricas de Cultura de São Paulo e workshops online. (60 min). Onde: Sala Sympla / Zoom / Facebook. Livre.

Link: https://www.sympla.com.br/como-saber-o-momento-exato-para-o-clique__1068867 

19h – Debate: As descobertas dos ensaios do espetáculo de teatro digital “A Arte de Encarar o Medo” – Explanação Geral e Debate sobre o Processo do espetáculo “Arte de Encarar o Medo”. Com: Julia Bobrow, Ju Alonso, Fabio Penna, Sabrina Denobile e Cesar Siqueira. (60 min). Onde: Sala Sympla / Zoom. Livre.

Link: https://www.sympla.com.br/debate-as-descobertas-dos-ensaios-do-espetaculo-de-teatro-digital-a-arte-de-encarar-o-medo__1068873 

20h – PAPO | BIUS conversam: Produção de arte LGBTQIA+: como nossas vivências alteram nossa estética.
Uma conversa com integrantes da Descompanhia Biu(tifol) e artistas convidades, refletindo juntes sobre como nossas vivências LGBTQIA+ afetam nossas produções artísticas. Bora trocar essa ideia? Descompanhia Biu(tifol) é um coletivo artístico multilinguagem situado no Jaraguá. Composto por artistas LGBTQIA+. Com origem em 2019 começaram seus trabalhos em dança e durante a pandemia ampliaram para performance, video-arte, artes visuais, fotografia e cinema. Seguem no processo criativo de Dutos (In)visíveis que terá estreia presencial dia 20/dezembro no Centro Cultural da Diversidade. Com integrantes da Cia + artista convidado Tema: Vivência LGBTQIA+ e processo artístico. (120min.) Onde: Zoom/Sympla. 12 anos.

Link: https://www.sympla.com.br/papo–bius-conversam-producao-de-arte-lgbtqia-como-nossas-vivencias-alteram-nossa-estetica__1069299

23h – Palestra com Ivam Cabral – Os Desafios do Pioneirismo Digital do Espetáculo “Todos os Sonhos do Mundo” – O ator Ivam Cabral apresentará os desafios para a transposição digital do seu solo “Todos os Sonhos do Mundo”. (60 min). Onde: Sala Sympla / Zoom. Livre.

Link: https://www.sympla.com.br/palestra-com-ivam-cabral—os-desafios-do-pioneirismo-digital-do-espetaculo-todos-os-sonhos-do-mundo__1068897 

DOMINGO, 06 DE DEZEMBRO

15h – TEATRO NEGRO INDEPENDENTE – COM CIA. AGBÁRA: Leitura dramatizada do texto “Quando eu morrer vou contar tudo a Deus”, de Maria Shu + bate-papo sobre resistência do teatro independente em tempos pandêmicos; compartilhamento de processos e pesquisas de dramaturgias negras e linguagem de Slam. Com Cia. Agbára. (60 min). Onde: Sympla / Zoom / Facebook. Livre.

Link: https://www.sympla.com.br/teatro-negro-independente—com-cia-agbara—teatro__1068161 

17h – A COMPOSIÇÃO NA FOTOGRAFIA DE ESPETÁCULOS – É notado que a fotografia de espetáculo tem expandido seus conceitos originais para além dos retratos e registros das manifestações artísticas, mas para dar este passo certos princípios básicos da composição fotográfica necessitam ser analisados e conhecidos, para à partir destes quebrar regras tradicionais e promover uma nova forma de valorização das artes do palco. Nesta fala Giorgio D´Onofrio abordará a composição fotográfica como elemento de integração e quebra da quarta parede, colocando os princípios fundamentais da fotografia a favor do artista e dos espectadores. Giorgio D´Onofrio (@giorgio_donofrio) trabalha com fotojornalismo e fotografia de espetáculos há 13 anos, além de fazer coberturas de pautas de movimentos sociais. Entre tantas companhias de teatro e dança, já trabalhou junto ao Balé da Cidade de São Paulo, Ballet Stagium, Cia. Bruta Arte, Teatro de Vertigem, Grupo XIX de Teatro entre outros. No fotojornalismo, atuou junto ao Jornal Brasil de Fato, Revista Viração, Revista Cult, entre outras. Faz parte do Coletivo Fotomix (@coletivofotomix) desde 2007. (60 min). Onde: Sympla / Zoom. Livre.

Link: https://www.sympla.com.br/a-composicao-na-fotografia-de-espetaculos__1068911 

17h – PAPO | ‘CineNovela’, a revista brasileira de Fotonovelas
Em um bate-papo descontraído via live entre os produtores Carlos Falat, Alda Lima e seus assessores Dan Ricca e Vanessa Garcia será apresentada a ‘CineNovela’, uma revista que traz de volta as Fotonovelas no país, um gênero que estava adormecido desde o início dos anos 90, mas que nunca deixou de ser uma tradição em diversos países da Europa e de outras partes do mundo. Entrevistados: Carlos Falat (idealizador, produtor, diretor e ator) e Alda Lima (idealizadora, produtora e atriz) / Mediadores: Dan Ricca & Vanessa Garcia (assessores artísticos – VanDan Mídias & Assessoria). (50 min). Onde: Facebook/Sympla. Livre.

Link: https://www.facebook.com/110932257155175/

19h – Debate: As descobertas dos ensaios do espetáculo de teatro digital “A Arte de Encarar o Medo” – Explanação Geral e Debate sobre o Processo do espetáculo “Arte de Encarar o Medo”. Com: Eduardo Chagas, Ana Jorge, Marcia Dailyn, Mariana França e Ju Alonso. (60 min). Onde: Sala Sympla / Zoom / Facebook. Livre.

Link: https://www.sympla.com.br/debate-as-descobertas-dos-ensaios-do-espetaculo-de-teatro-digital-a-arte-de-encarar-o-medo__1068927 

21h – CORPAS T, PELES PRETAS: INFLUÊNCIAS TRANS: Bate papo sobre ancestralidade, negritude e resistência da comunidade trans. Com Marcia Dailyn e Cristal Lopez. (60 min). Onde: Sympla / Zoom / Facebook. Livre.

Link: https://www.sympla.com.br/corpas-t-peles-pretas-influencias-trans—papomix__1068163 

21h – Palestra: Teatro Ciborgue – Palestra com o diretor e co-fundador da Cia. de Teatro os Satyros, Rodolfo García Vázquez, sobre os estudos do teatro ciborgue nos processos de montagens de espetáculos do coletivo. (60 min). Onde: Sala Sympla / Zoom. Livre.

Link: https://www.sympla.com.br/palestra-teatro-ciborgue__1072833


Comments are closed.

Back to Top ↑
  • Twitter


  • Facebook