FOTOMIX


FOTOMIX

 

COLETIVO FOTOMIX PROMOVE BATE-PAPOS SOBRE FOTOGRAFIA E IMPRESSÃO DIGITAL FINE ART NAS SATYRIANAS 2019

 

Grupo de fotógrafos faz a cobertura oficial pela 12ª vez e realiza exposição com imagens cenográficas sobre a relação corpoespaço

Time oficial de fotógrafos das Satyrianas, o Coletivo Fotomix confirma sua participação na 20a edição deste festival promovido pela companhia de teatro Os Satyros, que neste ano comemora 30 anos de existência. Os integrantes do coletivo fotográfico participarão da cobertura durante todo o período do evento, de 14 a 17/11, na Praça Roosevelt, em teatros e centros culturais de São Paulo. Em seu décimo segundo ano participando da programação oficial do festival, além dos registros, o Coletivo Fotomix também oferecerá bate-papos com os fotógrafos Beto Assem e Giovana Pasquini e com o proprietário do estúdio de impressão fine art Papel Algodão Ateliê, Julio Prado, entre os dias 15 e 16/11, no Cine Bijou. O grupo ainda apresenta no Hall da SP Escola de Teatro a exposição “Prisão no EspaçoTempo”, com fotografias de dança e teatro que desconstroem a relação com o palco.

O Coletivo Fotomix tem o objetivo de documentar as Satyrianas – festival que, além de teatro, música, circo, cinema e artes plásticas, apresenta a fotografia como trabalho de expressão artística e documental – e de possibilitar a pesquisa da fotografia de palco. As imagens produzidas serão publicadas nas redes sociais do Coletivo Fotomix (Facebook e Instagram) e no site oficial do evento.


SERVIÇO
Coletivo Fotomix nas Satyrianas 2019

Cobertura Fotográfica e Exposição “Prisão no EspaçoTempo”
Data: de 14 a 17 de novembro de 2019 (quinta-feira a domingo)

Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Saguão
Endereço: Praça Roosevelt , 210, São Paulo/SP
Mais informações: coletivofotomix.wordpress.com

Bate-Papos do Coletivo Fotomix

Data: 15 e 16 de novembro (sexta-feira e sábado)

Local: Cine Bijou
Endereço: Praça Roosevelt ,172, São Paulo/SP
Ingresso: pague quanto puder
Duração: 60 minutos em cada bate-papo

Sexta (15/11), às 15h30 – “Fotografia de Palco”, com Beto Assem

Sexta (15/11), às 17h – “Impressão Digital Fine Art”, com Julio Prado (Papel Algodão)

Sábado (16/11), às 17h – “Narrativas Ficcionais na Fotografia”, com Giovana Pasquini

 

SOBRE O COLETIVO FOTOMIX


Idealizado pela fotógrafa e produtora cultural paulistana Luciana Camargo em 2007, o Coletivo Fotomix nasceu da necessidade em ter a fotografia de espetáculos como objeto de estudos e como ferramenta de documentação e difusão das artes do palco. Desde seu início, além de documentar as manifestações artísticas, dedica-se também a formar jovens profissionais com desejo de se especializar na fotografia de palco e a compartilhar o conhecimento de experientes fotógrafos através de oficinas e palestras abertas ao longo do ano. Em sua trajetória, ostenta duas exposições, fotografias publicadas no livro de comemoração “20 anos da Companhia de Teatro Os Satyros” em São Paulo e no livro “The Making of P.A.P.A.” em Amsterdam – projeto comandado pela socióloga Lino Hellings, resultado da residência artística conquistada pelo Coletivo Fotomix em 2009 na Casa das Caldeiras, em São Paulo. 

 


FICHA TÉCNICA


Idealização e Organização: Luciana Camargo

Coordenação: Izabelle Lisboa, Giorgio D’Onofrio, Giovana Pasquini, Luciana Camargo, Ricardo Massaki e Will Prado

 

Cobertura Fotográfica: Beto Assem, Cacá Pereira, Dayana Andrade, Fábio Fioravanti, Fabio Zerbini, Gastão Guedes, Giorgio D’Onofrio, Gilson Simabuku, Giovana Pasquini, Izabelle Lisboa, Keiko Kataoka, Luciana Camargo, Luciana Zacarias, Marco A. de Ávila, Mariana Seber, Maycon Soldan, Nil França, Noelia Nájera, Renato Peixoto, Ricardo Pimentel, Ricardo Massaki, Robson Gonzaga, Will Prado.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Luciana Zacarias | maratonafotomix@gmail.com

ACOMPANHE

Facebook: facebook.com/coletivofotomix

Instagram: instagram.com/coletivofotomix


Blog: coletivofotomix.wordpress.com

 

 

 


EXPOSIÇÃO

SOBRE A EXPOSIÇÃO

 

O ensaio “Prisão no EspaçoTempo” faz parte de uma série de fotografias de espetáculos de dança e teatro. A proposta é registrar imagens cenográficas e tirá-las deste contexto; descontruir o palco com a luz. O exercício pretende traduzir a obra de arte do outro. Apresentar sensações diversas, causadas pela baixa luminosidade. Relações entre corpoespaço. O preto parece desconfigurar, anular espaços e destacar corpos diversos num tipo de espera. O conflito desta série de imagens é romper o espaço e deixar com que o objetocorpo se sobreponha a ele, como se estivesse aprisionado, sem referência. Os corpos se destacam e se orientam num espaço ausente/vazio. As imagens foram realizadas pelos colaboradores do Coletivo Fotomix, André Murrer, Bella Tozini, Fábio Fioravanti, Giorgio D’Onofrio, Giovana Pasquini, Inês Correa, Luciana Camargo, Roberto Sungi e Will Prado. Onde: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Saguão.

PALESTRAS

 

SEXTA-FEIRA, 15 DE NOVEMBRO

 

15h30 – Fotografia de Palco, com Beto Assem

 

Beto Assem conduz um bate-papo sobre a Fotografia de Palco, que vai desde a escolha de equipamentos, técnicas de iluminação, cor e edição, até o estudo e a compreensão do espetáculo, reconhecimento do espaço e movimentação. A conversa também aborda a relação com a direção, o elenco e o corpo técnico, além de propostas de precificação do trabalho.
Fotógrafo desde 2007, Beto Assem é formado em Produção Editorial com ênfase em Fotografia pela Universidade Anhembi Morumbi, e vem produzindo material em diversos segmentos da fotografia como moda, palco, hospitalar, arquitetura, esporte, corporativo e social. (60 min). Onde: Cine Bijou. Livre.

17h – Impressão Digital Fine Art, com Júlio Prado, da Papel Algodão

 

Julio Prado, do Papel de Algodão Ateliê, fala sobre a impressão de alta qualidade fine art, da importância de um bom tratamento, dos materiais, suportes e características, assim como o processo de trabalho no ateliê. Formado em Engenharia Elétrica e com 30 anos de atuação na área de Tecnologia da Informação, Julio Prado viajou o mundo a trabalho, fotografando o cotidiano dos locais por onde passou. Há 6 anos, mudou o rumo da sua carreira e investiu na criação do seu ateliê de impressão fine art. Certificou-se em 2016 pela Hahnemühle como um dos estúdios capacitados a entregar impressões de alta qualidade e longevidade ao mercado de artes e fotografia no Brasil e no mundo. (60 min). Onde: Cine Bijou. Livre.

SÁBADO, 16 DE NOVEMBRO

 

17h – Narrativas ficcionais na Fotografia, com Giovana Pasquini


A imagem como “escrita” é o ponto de partida para o bate-papo sobre narrativas fotográficas. Passando por Robert Frank, Cristina de Middel, Duane Michals, José Diniz, entre outros, Giovana Pasquini faz um convite para discutir a interpretação das imagens em agrupamentos, sequências e histórias. Formada em Comunicação Social e Fotografia pela ESPM, em 2003, Giovana desenvolve como fotógrafa projetos autorais principalmente voltados para publicações, além de trabalhos para teatro, shows e espetáculos. Teve participação em exposições individuais e coletivas, além de 4 publicações. Como designer, faz trabalhos de comunicação visual, ilustração e animação. É gestora do Vacca Madre, espaço cultural independente, e faz parte do Coletivo Fotomix desde 2007. (60 min). Onde: Cine Bijou. Livre.


Comments are closed.

Back to Top ↑
  • Twitter


  • Facebook