Fotomix

COLETIVO FOTOMIX PROMOVE BATE-PAPOS SOBRE FOTOGRAFIA E TEATRO DIGITAL NAS SATYRIANAS 2020

Grupo de fotógrafos faz a cobertura oficial pela 14ª vez, de forma inédita nesta edição.


Time oficial de fotógrafos das Satyrianas, o Coletivo Fotomix confirma sua participação na 21a edição deste festival promovido pela companhia de teatro Os Satyros. Os integrantes do coletivo fotográfico participarão da cobertura durante todo o período do evento, de 03 a 06/12, de forma inédita e online esse ano. Assim como o teatro e outras performances vêm se adaptando às novas formas de chegar ao público, também o trabalho do coletivo está em transformação. O palco enquadrado numa tela: fonte de luz e sombra, de gestos e cores percebidos e registrados pelo computador. Um desafio que o coletivo decidiu encarar de câmera na mão e com amor pelo espetáculo. Em seu décimo quarto ano participando da programação oficial do festival, além dos registros online, o Coletivo Fotomix também oferecerá bate-papos com os fotógrafos André Stefano, Giovana Pasquini, Giorgio D’Onofrio, Izabelle Lisboa, e com a cia Manás Laboratório de Dramaturgia, entre os dias 03 a 06/12, na plataforma Sympla.

O Coletivo Fotomix foi criado em 2007 e tem o objetivo de documentar as Satyrianas – festival que, além de teatro, música, circo, cinema e artes plásticas, apresenta a fotografia como trabalho de expressão artística e documental – e de possibilitar a pesquisa da fotografia de palco. As imagens produzidas serão publicadas nas redes sociais do Coletivo Fotomix (Facebook e Instagram) e no site oficial do evento.        


SERVIÇO

Coletivo Fotomix nas Satyrianas 2020


Bate-Papos do Coletivo Fotomix

Data: 03 a 06/12 (quinta à domingo)

Local: linktr.ee/coletivofotomix
Ingresso: grátis
Duração: 60 minutos em cada bate-papo

Quinta, 03/12 às 17hs: Fotografia de Espetáculos, Primeiros Passos

Sexta, 04/12 às 18hs: Atuação e “Seflie” no Teatro Digital – Possibilidades e Limites

Sábado, 05/12 às 20h: Como Saber o Momento Exato para o Clique

Domingo, 06/12 às 17hs: A composição Na Fotografia de Espetáculos

SOBRE OS BATE-PAPOS

Quinta, 3/dez, às 17h

FOTOGRAFIA DE ESPETÁCULOS, PRIMEIROS PASSOS

A fotografia de espetáculos é um campo de atuação que apresenta diversas possibilidades ao fotógrafo, podendo o mesmo estar em contato com diversas expressões artísticas como o teatro, a dança, circo, música e performance.

Neste bate papo dividiremos um pouco sobre o processo de trabalho do Coletivo Fotomix e conversaremos sobre quais são os passos iniciais que o fotógrafo ou interessado em fotografia deve seguir para iniciar neste meio.

________

Izabelle Lisboa (@izabelle_lisboa_fotografia) é formada em fotografia pelo Instituto Internacional de Fotografia de São Paulo e pós graduada em Processos, Gestão e Cultura Contemporânea pelo Madalena Centro de Estudos da Imagem/Unimes Santos.

Atua na área de fotografia de espetáculos e eventos artísticos há cinco anos e integra o Coletivo Fotomix (@coletivofotomix) desde 2016.

Sexta, 4/dez, às 18h

ATUAÇÃO E “SELFIE” NO TEATRO DIGITAL – POSSIBILIDADES E LIMITES

Bate-papo com Fernanda Zancopé e Dante Passarelli, do Manás Laboratório de Dramaturgia, com mediação de Giovana Pasquini, do Coletivo Fotomix.

A partir de suas experiências com o teatro digital e estudos de técnicas e linguagens artísticas, serão abordados alguns temas que permeiam as relações entre a dramaturgia e o meio virtual.

Passeando por escolhas estéticas e narrativas e observando o trio público-câmera-autoimagem, serão discutidas as possibilidades do teatro digital que o grupo Manás vem desenvolvendo desde o início da pandemia e o isolamento social.

________

Fernanda Zancopé (@fernandazancope) é Bacharela em Artes Cênicas pela UNICAMP. Participou da última turma do CPT, com Antunes Filho, em 2019. É monitora artística-pedagógica na curadoria de teatro do Programa de Qualificação em Arte, Oficinas Culturais, POIESIS, nas edições 2020, 2019 e 2018.  É atriz e dramaturga do Manás Laboratório de Dramaturgia (@dramaturgia.manas).

Dante Passarelli (@dantepassarelli) é formado ator pelo INDAC e Centro de Pesquisa Teatral (CPT), coordenado por Antunes Filho. Bacharel em Letras pela FFLCH-USP. Compõe a 12ª turma do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council. É ator e dramaturgo no grupo de pesquisa Manás Laboratório de Dramaturgia.

Giovana Pasquini (@giovanapasquini) é formada em Comunicação Social e Fotografia. Desenvolve projetos fotográficos autorais, para teatro, shows e espetáculos. Em design, desenvolve trabalhos de comunicação visual, ilustração e animação. É gestora do Vacca Madre, espaço cultural independente e faz parte do Coletivo Fotomix (@coletivofotomix) desde 2007.

Sábado, 5/dez, às 19h

COMO SABER O MOMENTO EXATO PARA O CLIQUE

Bate-papo com o fotógrafo Andre Stefano, sobre a prática da fotografia de teatro.

Quando a sessão fotográfica não é exclusiva para o fotógrafo, é necessário preparo e um certa sensibilidade para clicar no momento certo.

Falaremos sobre a experiência do fotógrafo e quais dicas ele pode dar para quem quer seguir nessa área da fotografia.

________
Andre Stefano (@fotosdeteatro e @andrestefano) é formado em fotografia pela Escola Panamericana de Artes – EPA. Atua na fotografia de espetáculos há 16 anos e já fotografou para as grandes companhias de teatro de São Paulo, em especial, para Os Satyros. Também ministra aulas para as Fábricas de Cultura de São Paulo e workshops online.

Domingo, 6/dez, às 17h

A COMPOSIÇÃO NA FOTOGRAFIA DE ESPETÁCULOS

É notado que a fotografia de espetáculo tem expandido seus conceitos originais para além dos retratos e registros das manifestações artísticas, mas para dar este passo certos princípios básicos da composição fotográfica necessitam ser analisados e conhecidos, para à partir destes quebrar regras tradicionais e promover uma nova forma de valorização das artes do palco.

Nesta fala Giorgio D´Onofrio abordará a composição fotográfica como elemento de integração e quebra da quarta parede, colocando os princípios fundamentais da fotografia a favor do artista e dos espectadores.

________
Giorgio D´Onofrio (@giorgio_donofrio) trabalha com fotojornalismo e fotografia de espetáculos há 13 anos, além de fazer coberturas de pautas de movimentos sociais.

Entre tantas companhias de teatro e dança, já trabalhou junto ao Balé da Cidade de São Paulo, Ballet Stagium, Cia. Bruta Arte, Teatro de Vertigem, Grupo XIX de Teatro entre outros. No fotojornalismo, atuou junto ao Jornal Brasil de Fato, Revista Viração, Revista Cult, entre outras. Faz parte do Coletivo Fotomix (@coletivofotomix) desde 2007.

SOBRE O COLETIVO FOTOMIX


Idealizado pela fotógrafa e produtora cultural paulistana Luciana Camargo em 2007, o Coletivo Fotomix nasceu da necessidade em ter a fotografia de espetáculos como objeto de estudos e como ferramenta de documentação e difusão das artes do palco. Desde seu início, além de documentar as manifestações artísticas, dedica-se também a formar jovens profissionais com desejo de se especializar na fotografia de palco e a compartilhar o conhecimento de experientes fotógrafos através de oficinas e palestras abertas ao longo do ano. Em sua trajetória, ostenta quatro exposições, fotografias publicadas no livro de comemoração “20 anos da Companhia de Teatro Os Satyros” em São Paulo e no livro “The Making of P.A.P.A.” em Amsterdam – projeto comandado pela socióloga Lino Hellings, resultado da residência artística conquistada pelo Coletivo Fotomix em 2009 na Casa das Caldeiras, em São Paulo.


FICHA TÉCNICA


Idealização e Organização: Luciana Camargo

Coordenação: Izabelle Lisboa, Dayana Andrade, Giorgio D’Onofrio, Giovana Pasquini, Luciana Camargo

Cobertura Fotográfica: Fábio Fioravanti, Fabio Zerbini, Giorgio D’Onofrio, Giovana Pasquini, Izabelle Lisboa, Luciana Camargo, Tom Tramis.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Luciana Camargo | maratonafotomix@gmail.com

ACOMPANHE

Facebook: facebook.com/coletivofotomix

Instagram: instagram.com/coletivofotomix


Blog: coletivofotomix.wordpress.com

 


Comments are closed.

Back to Top ↑
  • Twitter


  • Facebook