Fotografia e Exposição

EXPOSIÇÃO

 

Exposição – Taanteatro: forças & formas – A exposição documenta a trajetória da coreógrafa e performer Maura Baiocchi e da Taanteatro Companhia, fundada pela em 1991 em São Paulo.  Com curadoria de Hiro Okita, responsável pelo desenho gráfico da Taanteatro desde 2007, a exposição invoca espetáculos, mostras e projetos realizados no campo das artes performativas do Brasil e do exterior, entre 1982 e 2018. A seleção dos impressos seguiu critérios como beleza, conservação e relevância para o percurso artístico em questão. Em meio à diversidade dos materiais expostos, encontram-se um cartaz do artista plástico Wagner Hermusche, referente a Bumerangue, a primeira coreografia de grupo concebida por Baiocchi e apresentada em 1982 no Teatro Nacional Claudio Santoro em Brasilia; bem como os cartazes dos espetáculos inaugurais da Taanteatro Companhia: Frida Kahlo – uma mulher de pedra dá luz à noite, criado pela pintora francesa Nourit Masson-sékiné e O livro dos mortos de Alice – danças transitórias com assinatura de Guto Lacaz. Disposta em sequência cronológica, a exposição transporta o público por quase quatro décadas de produção teatrocoreográfica que forma também um recorte específico das artes cênicas paulista, além de revelar transformações estéticas, materiais e tecnológicas no âmbito do desenho gráfico. Quando: Qui, 11/10, das 18h às 19h, e Sex a Dom, 12/10 a 14/10 das 10h30 às 19h. Onde: Teatro de Arena Eugênio Kusnet – Sala Umberto Magnani. Livre.

 

FOTOMIX

 

COLETIVO FOTOMIX NAS SATYRIANAS 2018

Time oficial de fotógrafos das Satyrianas, o Coletivo Fotomix, confirma participação na 19a edição deste festival promovido pela companhia de teatro Os Satyros. Os fotógrafos do coletivo participarão da cobertura de todo o evento, que será realizado durante o período de 11 a 14 de outubro de 2018 na Praça Roosevelt, em teatros e em centros culturais de São Paulo.

Este é o décimo primeiro ano que o Coletivo Fotomix participa da programação oficial do festival que, além de teatro, música, circo, cinema e artes plásticas, apresenta a fotografia como trabalho de expressão artística e documental.

Este coletivo, sem fins lucrativos, tem o objetivo de documentar as Satyrianas e de possibilitar a pesquisa da fotografia de palco. Durante o festival, as fotos serão publicadas no Facebook do Coletivo Fotomix, blog do coletivo e no site oficial do evento.

 

Sobre o Fotomix

Idealizado pela fotógrafa Luciana Camargo em 2007, o coletivo é formado por fotógrafos apaixonados por fotografia de palco. Conta com fotografias publicadas no livro de comemoração dos 20 anos da Companhia de Teatro Os Satyros e no The Making of P.A.P.A. em Amsterdam, projeto comandado pela socióloga Lino Hellings, resultado da residência artística conquistada pelo grupo em 2009 na Casa das Caldeiras, em São Paulo. Além disso, o Fotomix já teve trabalhos divulgados nos principais veículos de comunicação brasileiros. Durante seu percurso, o coletivo vem realizando palestras e exposições na capital paulista. Em sua trajetória, o Fotomix tem buscado conceitos e linguagens com o objetivo de valorizar o artista em sua essência, além de documentar anualmente as Satyrianas.

https://coletivofotomix.wordpress.com

Ficha técnica:

Idealização e organização: Luciana Camargo

Coordenação: Fábio Fioravanti, Fábio Silva, Giorgio D’Onofrio, Giovana Pasquini, Izabelle Lisboa, Juliana Monteiro Carrascoza, Will Prado.

Fotógrafos participantes em 2018: Dayana Andrade, Fábio Fioravanti, Fábio Silva, Fabio Zerbini, Gastão Guedes, Giorgio D’Onofrio, Giovana Pasquini, Iris Carvalho, Izabelle Lisboa, Juliana Monteiro Carrascoza, Karol Guedes, Keiko Kataoka, Luciana Zacarias, Luciana Camargo, Marco A de Avila, Mariana Seber, Nil França, Noelia Nájera, Ricardo Massai, Ricardo Massaki, Roberto Assem, Robson Gonzaga, Tatiane Zechetto, Vivi Carvalho e Will Prado.

Serviço:
Coletivo Fotomix: cobertura fotográfica das Satyrianas 2018

 

QG do Coletivo Fotomix:  SP Escola de Teatro – Praça Roosevelt , 210, São Paulo/SP
Mais informações em coletivofotomix.wordpress.com

Acompanhe nas redes:
Facebook: facebook.com/coletivofotomix
Instagram: instagram.com/coletivofotomix

 

Quando: A partir de Qui, 11/10 às 18h.

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt.


Comments are closed.

Back to Top ↑
  • Twitter


  • Facebook