DramaMix

Anualmente a Satyrianas convida dramaturgos, roteiristas, atores, jornalistas e pessoas das mais diversas áreas para transformarem suas inquietações em dramaturgia. O resultado dessa provocação é apresentado, por artistas de diversas linguagens, em experimentos cênicos com duração máxima de 30 minutos.

A partir desse ano temos um homenageado, que apresentará um texto inédito e seus principais textos escritos nas edições anteriores.

Homenageado: Flavio Goldman.

Local: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt (Sala R4 ou R8)

 

QUINTA-FEIRA, 11 DE OUTUBRO

 

Abertura – Homenagem

20h – “A Chuva e o Bom Tempo” (texto inédito), de Flavio Goldman. Falar do tempo é a coisa mais civilizada do mundo. Ninguém se ofende, ninguém se machuca, ninguém se excita nem se exalta. O mundo, a começar pelo Brasil, não seria um lugar melhor se todos aceitassem essa realidade e se limitassem a falar do tempo? Direção: Aimar Labaki. Elenco: Maria Eugenia de Domenico e Noemi Marinho. (Sala R8)

20h30 – “Bicho Solto”, de Zen Sales. SEAN sequestra do hospício o seu irmão mais novo, JEREMY, para roubar carros nos cruzamentos da cidade. Antes de tudo, eles passam pela lanchonete de fast food onde AVA trabalha durante o dia e ela empresta um revólver para os dois. Ava é absolutamente dependente de Sean, mais um entre seus vícios, já que também fornece drogas noite adentro no Love Hot Club. É lá que Ava sacia sua clientela com a ajuda de LADY CANDY, uma travesti empoderada e vadia militante. Mas, o que era para ser apenas um rolê como nos bons tempos da banda Bicho Solto, acaba se transformando num trágico episódio. Ao som de muito rock grunge e dividida em quatro partes, essa trama captura uma noite inteira de desventuras na vida de seres errantes que não conseguem escapar do círculo vicioso das relações tóxicas. Direção: Rafael Bicudo. Elenco: Eduardo Pelizarri, Gabrielle Lopez, Lucas Lentini e Clodd Dias. (Sala R4)

21h30 – “Ninguém Abandona o Paraíso pela Porta da Frente”, de Helena Cerello. O texto narra a história de uma atriz que, confrontada com a própria história (marcada por um amor dividido entre um diretor de cinema e um ator), toma consciência das ilusões do sucesso, questiona suas escolhas profissionais e passa em revista o próprio desejo. Direção: Paula Cohen. Elenco: Helena Cerello e Lu Vitti. (Sala R8)

22h30 – “Um Homem – Ato 5”, de Rubens Rewald e Thaís de Almeida Prado. Na casa de Elena, seu amigo que divide o apartamento acabou de fazer uma festa de aniversário. Todos os convidados estão bêbados e enlouquecidos e vão para a balada deixando Elena sozinha no apartamento com toda a sujeira e bagunça. Ela olha para o apto desolada e repara que tem um homem deitado no sofá. Direção: Rubens Rewald. Elenco: Thaís de Almeida Prado. (Sala R4)

23h – “Livre Arbítrio”, de Gustavo Pinheiro. Espírito (Letícia Machado) negocia com Deus (Otávio Augusto, em off) para não encarnar no Brasil, em 2019. Direção: Rafael Morpanini. Elenco: Letícia Machado. Participação especial: Otávio Augusto como Deus (voz em off). (Sala R8)

23h30 – “Eróticas”, de Núcleo Feminista de Dramaturgia. Cenas curtas escritas com tesão pelas mulheres do Núcleo Feminista de Dramaturgia. A partir de exercícios criativos e provocações estéticas feitas pela tradição de mulheres artistas, as dramaturgas devolvem suas perguntas ao público. Direção e Elenco: Núcleo Feminista de Dramaturgia. (Sala R4)

 

SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO

 

00h30 – “O Primeiro Dia do Resto de Nossas Vidas”, de Renato Andrade. No dia em que terra parou, indivíduos revisitam momentos de suas vidas e tem a missão de decidir o que realmente é importante. Direção: Tatiana Ribeiro. Elenco: Bruno Ospedal, Gabi Costa e Maíra Machado.  (Sala R8)

01h – “Memória das Cinzas”, de Denio Maués. Pesquisadora visita as ruínas do Museu Nacional e o que restou do incêndio. Ela procura pelo fóssil de Luzia e por um país que merecia ser amado. Direção: Marcos Ferraz. Elenco: Lena Roque. (Sala R4)

18h30 – “Gaveta D´água”, de Nina Nóbile. O legista vai dizer que tudo durou entre quatro a sete minutos. No máximo! Como alguém pode ver os extremos em tão curto tempo? Passado e futuro… O futuro… uma mera caixa, ou gaveta, carregada de “e se’s”. E se eu tivesse sentido frio e achado que nadar naquela noite não era a melhor opção; e se o meu namorado tivesse vindo comigo; e se aqui tivesse câmeras; e se eu tivesse ouvido as provocações e não tivesse respondido nada… tivesse simplesmente deletado… pronto, deletei… só que não. Não mais. Direção: Gustavo Ferreira. Elenco: Silvio Eduardo. (Sala R8)

19h30 – “O Amor é um Processo”, de Fabio Brandi Torres. Um casal separado há algum tempo se reencontra. Ela tem um pouco menos de 50 anos, ele um pouco mais de 25. Ela passou a ver aquilo que é chamado de amor com outros olhos e tenta explicar para ele. Direção: Marcelo Várzea. Figurino: Fabiana Biancardi Assistência de direção: Tadeu Freitas. Elenco: Martha Meola e Lucas Romano. (Sala R4)

20h30 – Homenagem Flavio Goldman – Retrospectiva 1 – Leitura de três peças apresentadas em edições anteriores do DramaMix: “Algo de Podre” (2010), “Providência Privada” (2011) e “Gestos de Amor” (2013) Direção: Heitor Goldflus Elenco: Ana Carolina Raymundo, Bete Dorgam, Décio Pinto Medeiros e Mario Luiz. Som e luz: Fernando Nitsch. (Sala R8)

21h – “A Stripper”, de Clara Averbuck.  A Stripper Rubi cresceu em uma família bem estruturada de classe média em uma cidade litorânea, teve acesso a boas escolas, uma adolescência confortável e regrada, e, ao descobrir o mundo das boates de strip, escolheu ganhar sua vida se despindo em clubes de elite de São Paulo em troca de um belo dinheiro. Com sua lábia, inteligência e, claro, seu corpo, além de seus talentos dramáticos, ela foi tendo acesso a homens poderosos – outros nem tanto – e seus segredos e sujeiras. Tanta sujeira e tanta misoginia despertaram em Rubi o instinto refreado em todos nós: matou uma, duas, três vezes. E assim se explica a resposta da constante pergunta pós dança: “você faz programa? ” — Faço, mas só uma vez. Direção: Fernanda D´Umbra. Elenco: Graziela Meyer. (Sala R4)

21h30 – “A Pantera”, de Priscila Gontijo.  No dia de sua alta de um hospital psiquiátrico, ao se despedir de sua grande companheira – uma Pantera idosa – a Mulher descobre as verdadeiras razões de sua internação e os motivos que levaram à sua saída abrupta. Então, ela precisa decidir entre a vida de dentro e o mundo lá fora. A Pantera é a história de amor entre a Mulher e sua Pantera. Direção: Maria Fanchin. Elenco: Fernanda D´Umbra. (Sala R4)

22h30 – “Dolores”, de Marcelo Varzea. Solo feminino que conta a trajetória de desafetos – desde a infância à vida adulta – de uma atriz de pouco sucesso que atribui os seus fracassos ao sobrepeso. Direção: Marcelo Varzea. Elenco: Lara Cordula. (Sala R8)

23h00 – “Opus Profundum”, de Dionisio Neto. O fã Natale tenta desesperadamente encontrar seu ídolo, o ator de fama internacional Carnavale para dar-lhe um beijo na boca. Para isso programa uma festa com a esperança que ele vá. Carnavale prepara-se para uma entrevista e filosofa sobre a carreira de ator. Direção: Dionisio Neto. Elenco: Dionisio Neto, Jade Diniz, Claudio Agullo e Verane Murad. Assistência de produção: Noemi Suzuki. Operação de luz e som, figurinos e produção: Companhia Satélite.(Sala R4)

23h30 – “NICO & EU”, de Dionisio Neto. Direção: Ivan Feijó. Elenco: Carolina Mânica e Dionisio Neto. (Sala R4)

 

SÁBADO, 13 DE OUTUBRO

 

00h30 – “O Hipopótamo de Escobar”, de Dione Carlos. Um hipopótamo passeia pelas ruas de uma cidade, um homem o observa. Tal encontro transforma ambos. Direção: Dawton Abranches. Preparação: William Simplício. Elenco: Alessandro Marba. Cia do Pássaro – Voo e Teatro. (Sala R8)

01h – “Um Brinde para Chuck Jones”, de Luis Eduardo de Sousa. Um homem penabundeado volta à casa da ex à procura do que voltam todos os homens penabundeados: entender por qual razão foram penabundeados. Direção: Peterson Queiroz. Elenco: Kleber Felix e Luisa Furtado. (Sala R4)

18h30 – “Interjeições Humanas Entre uma Foice, uma Identidade e um Martelo.”, Trechos de texto criado pelo laboratório de dramaturgia do Curso de Extensão da SP Escola de Teatro coordenado por Mauricio Paroni de Castro, compostos e lidos pelos dramaturgos do próprio Curso. (Sala R8)

19h30 – “O Pintinho Amarelinho”, de Filipe Doutel. A vida é curta ou longa? Um conto vegano sobre o holocausto animal e banalidade humana. Direção: Robson Catalunha. Elenco: Diego Ribeiro. (Sala R4)

20h30 – Homenagem Flavio Goldman – Retrospectiva 2, Leitura de de três peças apresentadas em edições anteriores do DramaMix: “Uma Certa Fome” (2017), “Dermatologia” (2016) e “A Última Peça de Roupa de R.” (2015). Direção: Carlos Baldim. Elenco: Carlos Baldim e Ricardo Ripa. (Sala R8)

21h30 – “Tudo Acontece Numa Segunda Feira de Manhã”, de Vinicius Piedade. Uma simples entrevista de emprego vira uma grande ameaça terrorista quando uma mulher decide que a vaga da empresa será dela a qualquer custo. A obra coloca em pauta o “des-trabalho” e os paradoxos e significados na contemporaneidade da busca por emprego. Direção: Beto Russo e Rafa Blat. Elenco: Sandra Alencar e Marcos Marinho. (Sala R4)

22h30 – “Lula 2018”, de Mário Viana. Uma mudança inesperada no panorama eleitoral coloca Lula na disputa à presidência. Ele vence. E aí, o que poderia acontecer? Fábula, utopia ou distopia – depende de quem assiste. Direção: Alex Grulli. Elenco: Alex Morenno, Bruna Thedy, Kátia Daher e Samuel de Assis. (Sala R8)

23h30 – “O Estranho Campo Magnético de Saturno”, de Celso Cruz. Misturar os ovos e a farinha, fazer a massa, cozinhar o molho. Filhos, fotos, livros. Pequenos passarinhos de pedra, madeira, papel. Viver muitas vidas numa vida juntos. Amor e paixão. Mas o que acontece com isso tudo depois da demência e da morte? Nas mínimas e definitivas tragédias do cotidiano, procurar notícias dele e dela. Mergulhar no estranho campo magnético de Saturno. Direção: Celso Cruz. Elenco: Carlos Rahal e Fernanda Mammana. (Sala R4)

 

DOMINGO, 14 DE OUTUBRO

 

00h30 – “Coisa Fim”, de Marcio Tito Pellegrini. Duas personagens vivem de suas certezas absolutas e contraditórias, procuram saídas existenciais para o tédio e percebem que esta busca os fez dependentes de seus medos e segredos pueris. Direção: Fabrício Castro Elenco: Fabrício Castro e Maura Ferreira.  (Sala R8)

01h – “Toda Forma de Amor”, de Marcos Damaceno. Misto de peça e manifesto, texto inédito de Marcos Damaceno, escrito especialmente para o DramaMix, discorre sobre o sentimento mais amplo, poderoso, divino e inesgotável dos seres humanos, o amor. Direção: Marcos Damaceno. Elenco: Rosana Stavis. (Sala R4)

17h30 – “Marinas”, de Reinaldo Monteiro. Tradução: Hugo Villavicenzio. Em Marinas, a orixá Iemanjá, mãe de todas as mães, nos conta uma história de amor. Direção: Reginaldo Nascimento. Elenco: Amália Pereira. Com o Teatro Kaus Cia Experimental. (Sala R8)

18h30 – “Antes dos Deuses”, de Daniel Veiga. Por um momento doloroso, Eva deixa de respirar. Neste instante em que o ar deixa de entrar, neste lapso da carne, ela é transportada para uma existência fragmentada em que, num estranho apartamento é recebida pelas figuras do marido e de uma incomum mulher que a perturba. Direção: Daniel Veiga. Assistente de Direção e Rubricas: Nataniel Torres. Elenco: Gabriela Moreno, Flávia Maya e David Santoza. Realização: Teatro da Desordem. (Sala R4)

19h30 – “Phobos e Deimos”, de Carol Pitzer. “O abismo não nos divide. O abismo nos cerca” (ZYMBORSKA, Wislawa) Protegidos de um mundo em guerra em um bunker contemporâneo, dois homens confrontam suas experiências da realidade exterior. Direção: Paulo Arcuri. Elenco: Thiago Leão e Gus Marsoá. (Sala R8)

20h30 – “A Voz de Esperança”, de Sérgio Roveri. Esperança, casada e com dois filhos pequenos, queria ser cantora. Mas, em seu caminho até o microfone, ele precisaria vencer a resistência de um marido violento, o espanto dos vizinhos do bairro e a dureza de uma época indiferente aos sonhos. Direção: Sérgio Roveri. Elenco: Amanda Acosta e André Fusko. (Sala R4)

21h30 – “ Odeio Monólogo”, de Maria Giulia Pinheiro. Uma mulher ama. E isso dói. Liberta um pouco. Mas dói. Direção: Giulia Fontes. Elenco: Letícia Rodrigues. (Sala R8


Comments are closed.

Back to Top ↑
  • Twitter


  • Facebook