DramaMix

DramaMix

Anualmente a Satyrianas convida dramaturgos, roteiristas, atores, jornalistas e pessoas das mais diversas áreas para transformarem suas inquietações em dramaturgia. O resultado dessa provocação é apresentado, por artistas de diversas linguagens, em experimentos cênicos com duração máxima de 30 minutos. Em sua 10ª edição, 23 textos inéditos serão apresentados.

Local: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

SÁBADO, 12 DE NOVEMBRO

20h30 – “Flor carnívora, de Jô Bilac. Em uma realidade em que a plantação de soja procura dar um golpe monocultural, as demais plantas, em defesa da pluralidade, ocupam a praça roosevelt. Em plenária, a flor carnívora afirma o hermafroditismo das plantas, sua indefinição de gênero, sua intersexualidade, e protesta contra a colonização organizadora do homem, que procura catalogar e normatizar o que a natureza criou diverso. Um ato de liberdade por menos transgênico e mais transgênero. Fora Soja. Fica Diversidade. Direção e Trilha Sonora: Ivan Sugahara. Elenco: Gabriela Carneiro da Cunha. Assistência de Direção: Beatriz Bertu.

21h30 – “Coleção de abismos”, de Drika Nery. Ninguém entende quando uma mulher vai embora, mas o vício da deserção não escolhe gênero. A encenação conta com alguns elementos da linguagem de libras e pretende se comunicar com o público ouvinte e surdo. Direção: Rafael Bicudo. Elenco: Majeca Angelucc.

22h30 – “EPIFANIA”, de Maria Shu. Onde reside a esperança de uma escritora? Baseado na obra de Clarice Lispector. Direção Bruno Carboni. Elenco: Lilian Prado.

23h30 – “Golpista! ”, de Fabio Brandi Torres. Duas palhaças tramam um golpe para tomar o poder no circo onde trabalham e esfaqueiam o antigo dono pelas costas. Mas apesar do dinheiro e do poder que conseguem, nem tudo são flores nos dias que se seguem. Direção: Emerson Coutinho. Elenco: Alle Denardini, Karina Alencar, Gutto Ordoz, David Weldefilm e Luana Fioli. Fotos:Ian Maenfeld. Música: Rafa Godoi. Figurino: Carol Olivério. Make up artist: Gisele Braga.

DOMINGO, 13 DE NOVEMBRO

00h30 – “A Garota dos Estudantes”, de Lucas Arantes. Em uma república de estudante, uma garota sedutora e misteriosa chega no meio da noite e muda a vida de todos. Direção: Alcimar Santos. Sonoplastia: Emerson Tokunaga. Elenco: Isabella Silvestre,  Maeli Putti,  Patricia Pacheco,  Fernando Cardoso e  Lailson Nunes.

18h30 – Você consegue, Balthazar!” – um encontro avesso de Michelle Ferreira”. Direção: Michelle Ferreira. Elenco: com Maura Hayas e Rodrigo Fabbro. Assistente de direção: Solange Akiermann.

19h30 – “Gritos de Guerra”, de Denio Maués. Em uma elegante casa, Ela planeja sua próxima festa e Ele termina de escrever um romance. Enquanto bebem e conversam, ouvem o barulho de uma passeata que se aproxima, com uma tribo em pé de guerra. Direção: Kiko Rieser. Elenco: César Figueiredo e Cristina Cavalcanti.

20h30 – “Dermatologia”, de Flavio Goldman. Ele cuidava da pele dos outros como ninguém, palmilhando territórios conhecidos, alheio às necessidades de sua própria epiderme. A chegada de um novo paciente vai subverter esse quadro, estável só na superfície. Direção: René Piazentin. Elenco: Thiago Vieira.

21h30 – “GRITA PAIXÃO”, de Walcyr Carrasco. Fernando, um publicitário bem sucedido mora só em seu apartamento. Em uma noite, quando prepara-se para ir buscar sua nova namorada e trazê-la para assistir a estréia de sua nova campanha na TV, recebe a visita inesperada de sua ex-mulher Talita, que não vê há anos. Direção: Dionisio Neto. Elenco: Dionisio Neto, Jeyne Stakflett e Patricia Barbosa. Luz: Estefani Fontes. Som: Fred Fontes.

22h30 – “Minha Vida de Plástico”, de João Luiz Vieira. Conta a história de Sofia que, apesar de ter suas peculiaridades físicas, é uma mulher quase perfeita. Sofia, porém, sente falta de um detalhe para se sentir feliz, mas para conseguir isso dependerá de uma ajuda, de fato, extraordinária. Direção: Fransérgio Araújo. Elenco: Alice Rufino e Luciana Vendramini. Produção: Simone Galliano.

23h30 – “BOI RONCEIRO”, de Ricardo Inhan. Uma fábula de horror. Direção: Luciana Lyra. Elenco: Natália Nery, Pedro Stempniewski e Ricardo Henrique. Trilha sonora: Bruno Avoglia.

 

SEGUNDA FEIRA, 14 DE NOVEMBRO

00h30 – “PANORÂMICA”, de Renato Andrade. Às vésperas de um grande show, um cantor decide abandonar sua carreira. Antes disso, em seu quarto de hotel, recebe a visita de de seu empresário e de um jovem garoto de programa. Direção: Renato Andrade. Elenco: Eduardo Pelizzari, Lucas Romano e Mateus Monteiro.

01h30“Phedra e Dalida”, de Evaldo Mocarzel. Pantomima performativa em homenagem à Phedra D. Córdoba. Elenco: Fábia Mirassos, Henrique Mello e Thiago Mendonça.

18h30 – “EGBÉ ORUN”, de Dione Carlos. A trajetória de Phedra de Córdoba a partir do mito africano de Abiku (Nascido para a morte), no qual algumas pessoas estaríam predestinadas a retornar prematuramente ao que chamam de Egbé Orun (Sociedade das crianças do céu), desde seu nascimento em Cuba até a sua vida e despedida na Praça Roosevelt. Direção: Dione Carlos. Elenco: Alice Nascimento, Breno da Mata e Tadeu Ibarra. Sonoplastia: Denão. Iluminação: Alice Nascimento.

19h30 – “A Transição”, de Celso Cruz. Na imensa sala de espera lotada, as duas figuras aguardam. Olham pro nada, fuçam celulares. Um puxa assunto. Outra não quer papo. Um insiste. A conversa engrena. O tempo passa. Vem desejo, vai desejo. Vidas que viram palavra, enquanto a senha não é gritada pelo painel. Alguma coisa acontece nessa transição. Amor e humor numa comédia breve. Direção: Celso Cruz. Elenco: Carlos Rahal e Gabriela Westphal.

20h30 – “Cartas de Amor nu – uma linguagem radical”, de Mauricio Paroni. Palavras e a pele dos espectadores são protagonistas dessa leitura, especial para espectadores especiais. Admite-se na plateia somente aqueles que prometerem e se dispuserem, por escrito, a se desnudarem completamente numa sala escura e, em tal estado por dez minutos, ouvirem cartas de amor sussurrada por alguém vestido que não conhecem. Uma vez vestidos, as luz se acende e aparentemente se acaba a leitura e estarão todos livres para reviver os ecos dessa experiência num mundo aparentemente real. Direção:Mauricio Paroni. Elenco: voluntários de Manufactura Suspeita. Assistente: Leticia Vilela.

21h30 – “MALDITAS COXINHAS”, de Mário Viana. Uma mulher gordinha prepara coxinhas para um casamento e reflete sobre a ausência de madrinhas plus size nas cerimônias. Direção: Norival Rizzo. Elenco: Valéria Sândalo.

22h30 – “Fragmentos de uma partida”, de Paula Autran. A cena trata de encontros e desencontros em uma viagem sem volta. A dramaturgia foi elaborada em parceria com artistas em um trânsito entre os dois lados do Oceano Atlântico (Brasil e Portugal).  Ela versa sobre o trânsito entre os diferentes países do mundo (ainda que alguns deles sejam apenas imaginários) e da possibilidade (ou não) da comunicação entre os povos ao redor do mundo. Neste Fragmento, três mulheres estão deixando lugares e pessoas para reencontrarem-se. Encenação e Atuação: Stella Tobar. Figurino: Paula de Paoli. Trilha Original: Sérvulo Augusto. Iluminação: Giuliano Caratori.Realização: Borbolina Produções.

23h30 – “Transcuba”, de Alessandro Toller. Correspondem-se há 20 anos. Hoje, ELA irá sair da ilha ilegalmente, na madeira dos balseiros, para viver com ELE. Mas uma tempestade tropical se aproxima. Hoje, ELE irá deixar o país, voar até a ilha, para morrer com ELA. Mas sua identidade duvidosa prende-o em terra. Cuba-Brasil-Cuba em 1996 ou 2016. Direção: Luciano Gentile. Elenco: Obsessiva Cia.: Isabela Delambert e José Motta.

TERÇA FEIRA, 15 DE NOVEMBRO

00h30 – “Trabalhadores de Domingo”, de Vinícius Piedade. Cinco solos colocam em foco profissões em que o domingo é dia útil. Uma prostituta, um lutador de vale-tudo, um garçom, uma repórter e uma animadora de festa de criança expressam um dia comum de trabalho em suas vidas. Direção: Vinícius Piedade. Elenco: Gabriela Veiga, Julio Aracack, Marcos Lemes, Rose D’Agostino e Taynã Azevedo.

01h30 – “Aquário com Peixes”, De Franz Keppler. É um espetáculo sobre o amor. Dua mulheres que se encontram em momentos completamente diferentes, se apaixonam e vivem esse amor até que uma situação inesperada e irreversível faz uma delas questionar se é possível ou não continuar. Direção: Marcelo Varzea. Elenco: Amazyles de Almeida e Márcia Rosado.

18h30 – Círculo de Ofensas Elogiosas, de Marcio Aquiles. As relações humanas em um contexto de gentileza e mútua compreensão. Direção: Mauricio Paroni de Castro. Elenco: Aline Machado, Caio Calvitti, Leticia Vieira e Marcelo Coelho.

19h30 – “LENÇÓIS”, de Zen Salles. Durante um rally nos Lençóis Maranhenses, um Motoqueiro se perde dos outros competidores e encontra pelo caminho uma Nativa bastante misteriosa. Já na Praça Roosevelt, em São Paulo, uma Atriz esbarra com um Pedinte e os dois percebem que têm muitos sonhos em mais em comum. Perto dali, no décimo sétimo andar de um apartamento, um Dramaturgo se desentende com a sua Criação mais original, a quem ele chama de PHEDRA. Mas será tudo isso apenas um sonho dentro de outro sonho? Direção: Lucianno Maza. Elenco: Lorena Garrido e Fábio Penna.

20h30 – “Depois do Nada”, de Gabriela Mellão, a partir da obra de Angelica Liddell. O espetáculo faz uma síntese poética da luta precária do homem por amor. Desvela destroços de uma civilização apresentando (des)encontros improváveis entre seres inadequados, patéticos e solitários, como um homem que mata por amor, uma porca que anseia em civilizar-se e uma mulher casada com o vazio. Direção: Gabriela Mellão. Elenco: Luciana Ramanzini, Mauro Schames, Reinaldo Soares, Ester Laccava, Aline Abovsky, Antonio Salvador.

21h30 – “Prefiro Cinema”, de Hugo Possolo. Mateus é um cineasta que, ao fazer a pesquisa para um filme sobre travestis, se torna testemunha de um triangulo amoroso que revela bastidores do poder de uma igreja evangélica. Os delírios de Mateus como espectador e sua relação com a vendedora de pipoca do Cinema revelam os diferentes sentidos sobre o olhar, em especial, de como o olhar reage frente à ficção e diante da vida. Direção: Hugo Possolo. Elenco: Sandra Corveloni, Camila Turim, Ivo Muller e Geraldo Rodrigues.


Sobre o Autor



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑
  • Twitter


  • Facebook