CRAI

O Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI) iniciou suas atividades em novembro de 2014 dentro de um contexto de construção de políticas públicas voltadas para a população imigrante da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que convidou o Sefras para administrar o serviço em parceria com a Prefeitura de São Paulo. O CRAI realiza atendimentos institucionais e itinerantes, além de atividades que o serviço desenvolve com o público atendido. Presente junto às comunidades migrantes e atuando próximo dessa enorme diversidade que reside nas distintas comunidades, o CRAI atua na promoção dos direitos dos migrantes no Brasil através de uma perspectiva de direitos humanos, sempre objetivando a integração social, produtiva, política e cultural dos atendidos. Neste sentido, o serviço oferece orientações gerais e atendimento de portas abertas, bem como atendimento jurídico especializado a partir de uma parceria com a Defensoria Pública da União. Também organiza um curso de português, rodas de conversa, oficinas, entre outras atividades. Uma questão que se destaca na atuação do CRAI está na construção – junto às comunidades, sociedade civil em geral e ao poder público – de políticas públicas de proteção ao migrante.

Canções de Si – composições imigrantes –, Canções de Si, é o resultado da oficina de composições musicais na temática de imigração com pessoas imigrantes em atendimento no CRAI. Pensando na música como uma linguagem universal, em meio a uma instituição que acolhe e atende pessoas com diferentes línguas e nacionalidades, ela se torna um meio para produção de um coletivo, um encontro de algo comum e que perpassa vivências afetivas e memórias da terra de origem. Ao mesmo tempo, cada país, cada tribo, cada região tem uma cultura musical diferente, de forma que a unidade proporcionada pela música não é homogênea, mas uma composição de diferentes, carregado de identidade e história que se manifestam através de um mesmo meio de expressão, a música. (40 min). Prática orientada por: Tiago Sanches Nogueira e Júlia Florez (Veredas-USP), organizado por Grevisse Mulamba Kalala e Tiago Salis (CRAI). Quando: Qui, 11/10 às 19h30. Onde: Praça Roosevelt – Itinerante. Livre.

Atendimento aos imigrantes – O atendimento para regularização migratória e documentação consiste em orientações sobre os diversos procedimentos existentes para que o imigrante consiga se regularizar no país (Ex: solicitação de refúgio, acordo mercosul, acolhida humanitária etc.) assim como a forma de adquirir documentação brasileira (como CPF e carteira de trabalho). Quando: Sex, 12/10 da 13h às 16h. Onde: Tenda Bilheteria.


Comments are closed.

Back to Top ↑
  • Twitter


  • Facebook