Bibli-Aspa

Instituição sem fins lucrativos, a Bibli-ASPA é um centro de pesquisa, cultura e ações sociais que depende de apoios diretos e indiretos para desenvolver atividades de formação, reflexão e conscientização acerca de povos africanos, árabes e sul-americanos e de refugiados e imigrantes de qualquer nacionalidade.

São realizados diversos projetos para toda a sociedade civil, como cursos, palestras, debates, exposições, mostras de cinema, teatro, música e dança. Mas o destaque é o Programa para Refugiados, que atende 300 refugiados de mais de 40 nacionalidades por semana, por meio do ensino da língua portuguesa e cultura brasileira, além de outras formações, o oferecimento de alimentação, transporte, roupas e assistência jurídica e social, a tradução de documentos e o apoio para a inserção no mercado de trabalho e o acesso a serviços públicos. Tudo de forma totalmente gratuita.

Também oferecemos o Programa de Idiomas e Culturas por Refugiados para a sociedade brasileira, que aprende francês, árabe, inglês e espanhol, com a intervenção de cultura africana, árabe, sul-americana, magrebina ou haitiana. Esses cursos geram renda para os refugiados e conhecimento para a sociedade brasileira.

Possuímos, ainda, uma editora própria, Edições BibliASPA, que objetiva a difusão de saberes em suas publicações.

 

DANÇA

Danças do Senegal – SeneAfrica, grupo de dança originado no Senegal em 2011, traz um novo olhar sobre a dança tradicional e contemporânea da África, com toques do Hip Hop. Desde 2018 sediados em São Paulo, o grupo liderado por Ibrahima Sarr tem feito um consistente trabalho ao longo dos anos, com participações em tradicionais festivais como o FESMAN (Senegal/2016), FASS Festival (vencedores da edição de 2014), aparições em programas de TV como o L’Afrique A Un Incroyable Talent, além da participação em dez vídeo clipes, entre eles o sucesso Rakkaju, do cantor Pape Diouf, com o qual se apresentaram em turnê pelo país em 2018. No Brasil destacam-se pelas apresentações realizadas nas unidades do Sesc e atualmente ministram o curso de dança senegalesa no Teatro Oficina. O SeneAfrica já realizou temporadas em países como Guiné, Costa do Marfim, França e Bolívia.         (60 min). Quando: Sex, 12/10 à 13h. Onde: Tenda Evidências. Quando: Dom, 14/10 às 14h30. Tenda Borbulhas de Amor. Livre.

  

GASTRONOMIA

Doces Sírios – Nelly, natural da Síria, sempre teve fascínio pela culinária árabe. Acredita que a gastronomia conta histórias e aproxima pessoas. Seu talento foi desenvolvido através de vários estudos, mas sobretudo aprendendo com as mulheres de sua família. No Brasil, Nelly tem levado sua cozinha para eventos sociais com muito sucesso, e nesta edição da Satyrianas estará lá com os doces finos do seu país. Quando: Sex, 12/10, Sáb, 13/10 e Dom, 14/10 das 15h às 20h. Onde: Bar do Satyros Um.


Comments are closed.

Back to Top ↑
  • Twitter


  • Facebook